PEQUIM, Dec. 12, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Hui Ho–Kit, um estudante que acabou de terminar seus estudos na Califórnia, retornou à sua cidade natal na Região Administrativa Especial (RAE) de Macau da China com uma nova missão de levar tecnologia robótica de ponta do continente chinês para a cidade. Com o uso dos recursos e das oportunidades proporcionadas pela Grande Área da Baía de Guangdong–Hong Kong–Macau (GBA) ele conseguiu estabelecer sua empresa e se beneficiar do crescente ecossistema tecnológico.
O ambiente empreendedor na GBA é único, disse Hui. “Cada cidade aproveita seus próprios pontos fortes – Macau tem recursos relacionados a Portugal, Hong Kong é forte em finanças e Shenzhen lidera na fabricação inteligente. O trabalho conjunto deles é muito próximo e conveniente.”
Sua história destaca uma mudança fundamental em curso em Macau, onde a economia outrora dependente do jogo agora está a abraçar novas indústrias.
A cidade se transformou dramaticamente desde seu retorno à China em 1999. Historicamente conhecida por seus cassinos e turismo, ela vem mudando constantemente para a diversificação econômica. A GBA teve um papel crucial nesta transformação, proporcionando à Macau as ferramentas para o desenvolvimento de setores como tecnologia, finanças e cultura. Com a sua integração neste quadro regional mais amplo, Macau hoje em dia, além de ser um centro de turismo é também um centro de inovação.
Em novembro passado, o governo da RAE de Macau divulgou um plano de desenvolvimento para a diversificação econômica adequada da cidade de 2024 a 2028. O documento descreve o planejamento e os arranjos específicos para o desenvolvimento de suas indústrias de turismo e lazer, medicina tradicional chinesa e saúde em geral, finanças modernas, novas e altas tecnologias, convenções e exposições, cultura e esportes.
O plano coincide com uma tendência crescente que destaca o papel da cidade em impulsionar a inovação tecnológica. Nos últimos anos, a receita da colaboração indústria–universidade–pesquisa e o número de projetos de patentes das instituições de ensino superior de Macau continuaram a aumentar. No ano passado, a receita da colaboração indústria–universidade–pesquisa atingiu aproximadamente 475 milhões de patacas (cerca de US $ 59,2 milhões). Mais de 340 patentes foram obtidas entre 2019 e setembro de 2024. Macau também está tornando–se mais ativa no alinhamento com as ambições mais amplas de exploração espacial do continente, tendo lançado o seu primeiro satélite de ciência espacial no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan em maio passado.
Outra parte fundamental da estratégia de diversificação de Macau envolve a promoção de eventos de grande escala, como o Concurso Internacional de Fogos de Artifício, o Festival Internacional de Música e o Grand Prix. Estes eventos que atraem milhões de turistas todos os anos, estão ajudando a injetar nova energia na economia de Macau e a reduzir a sua dependência de indústrias tradicionais como o jogo, fortalecendo a sua reputação como destino turístico internacional.
O desenvolvimento de infraestruturas é outra força motriz por trás da evolução da economia de Macau. O estabelecimento da Zona de Cooperação Profunda Guangdong–Macau em Hengqin, um distrito na cidade de Zhuhai, no sul da China, melhorou muito a conectividade entre Macau e as cidades vizinhas, como Zhuhai. De janeiro a outubro, o Porto de Gongbei, a fronteira mais movimentada entre Zhuhai e Macau, registou mais de 90 milhões de travessias, com uma média de mais de 300 000 por dia. Este fluxo contínuo de pessoas, bens e serviços fortalece o papel de Macau como centro regional que beneficia o comércio, o turismo e as colaborações transfronteiriças.
O planejamento urbano também evoluiu, com foco no uso mais eficiente da terra e no desenvolvimento sustentável. Cerca de 30% do novo desenvolvimento territorial de Macau agora está ocorrendo na Zona de Cooperação com a promoção da colaboração transfronteiriça e a otimização do espaço. Este desenvolvimento estratégico da terra, em conjunto com a melhoria da infraestrutura, está aumentando a sustentabilidade geral e a integração de Macau na GBA, garantindo assim o crescimento contínuo de forma equilibrada e sustentável.
Para mais informações, visite:
https://news.cgtn.com/news/2024–12–10/Tide–rising–A–new–height–in–Macao–s–economic–diversification–1zdAA4dTila/p.html
GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9318227)